quinta-feira, 24 de setembro de 2009

"Criando Uma Sinfonia De Oração"




Também vos digo que,se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. (Mateus 18:19)

Uma das primeiras coisas que precisamos aprender sobre orar com outros é a necessidade de união. Jesus disse que se concordarem [...] será feito. A palavra concordar é muito importante nesse texto. O termo grego para unidade é sumphoneo, de onde vem a palavra sinfônica. Para ter harmonia, precisamos concordar sobre várias coisas.

Em primeiro lugar, devemos concordar no que é básico; ou seja, os fundamentos da fé. O principal entre eles é que Jesus é o caminho, e a verdade, e a vida e ninguém vem ao Pai senão por ele (Jo 14:6). Devemos concordar também que a Bíblia é infalível, sem falhas, e inspirada por Deus. Concordamos em que Jesus nasceu de uma virgem e viveu sem pecado, que morreu pelos nossos pecados e ressurgiu dos mortos, e que todo aquele que crer nele terá a vida eterna.

Segundo, precisamos concordar sobre o que pedimos a Deus. Por exemplos, se o seu casamento está naufragando, você pode orar com seu esposo ou com uma amiga confiável e concordar que o casamento é uma aliança ordenada por Deus. A seguir, peça a Deus que fique no centro de seu casamento e que você seja um reflexo do amor de Cristo por seu povo (Ef 5:31-32). Outro exemplo: se estiver passando por alguma dificuldade ou lutando em uma área, pode juntar-se a uma ou mais pessoas e concordar que satanás não vencerá nessa situação.

A Bíblia diz que uma única pessoa pode perseguir mil e duas podem fazer dez mil fugirem (Dt 32:30). Se fizer as contas verá como duas ou mais pessoas podem ser poderosas quando se unem e concordam em oração sobre o que quer que as preocupe.

A unidade no Corpo de Cristo é da máxima importância para Deus e a unidade em oração é parte essencial disso. Na noite em que foi traído, Jesus orou por todos os cristãos em toda parte para que pudessem experimentar a verdadeira unidade. [...] para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim e que tens amado a eles como me tens amado a mim (Jo 17:23).

Quando concordamos em oração, as palavras criam uma rica sinfônica de intercessão, que é levada ao trono de Deus. Nada é mais bonito aos ouvidos do Senhor do que o som das orações unificadas de seu povo. Deixe que a música comece.

Fique na Fé.

Publicado da _ A Bíblia da Mulher que Ora. Stormie Omartian


"Desejando a vontade de Deus"


E, indo um pouco adiante, prostou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres (Mateus 26:39).

É importante orar pedindo que a vontade de Deus seja feita em nossa vida; mas, como alinhar nossos desejos e nossa vontade com o que Deus quer? Como aprender a desejar o plano de Deus para nós mais que desejamos o nosso?

A oração ardente de Jesus no jardim do Getsêmani é o melhor modelo de absoluta sinceridade e total submissão. Ele sabia que seria preso; torturado e morto como parte do plano redentor de Deus para o mundo. O cálice que estava prestes a beber era o da ira divina pelos pecados da humanidade, e ele receberia sobre si o castigo. Jesus previu o sofrimento físico e a agonia emocional da separação do Pai, por isso pediu que Deus o livrasse do cálice do sofrimento. A intensidade dessa oração nos fornece um vislumbre da humanidade de Jesus. Ele não teria agonizado até esse ponto se o castigo não fosse penoso.

Você e eu enfrentamos circunstâncias difíceis. Olhamos para frente e sentimos Deus dizer: Fique nesse casamento problemático, ame esse filho rebelde, seja bondosa com esse chefe agressivo. A exemplo de Jesus, podemos pedir a Deus que nos livre do cálice de sofrimento. Mas, como Jesus, temos também de dizer: Não seja como eu quero, mas como tu queres. O caminho fácil pode não ser o melhor caminho. O caminho fácil normalmente não é o caminho de Deus para você.

Deus quer que oremos sobre tudo, mas seu desejo é que oremos conforme a vontade dele. Por isso é importante pedir a Deus que nos revele sua perfeita vontade e nos ajude a orar de acordo com ela.

Fique na Fé.

Publicado da _ A Bíblia da Mulher que Ora. Stormie Omartian



"Aprendendo a crer"













E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis (Mateus 21:22).

Que grande promessa do Senhor! Só precisamos crer. Isso, porém, não é tão fácil, não é mesmo?

Duvidar é mais fácil que ter fé para crer nas respostas às orações. Ter fé, entretanto, não é confiar na fé em si, mas confiar em Deus e no que ele diz em sua Palavra. É reivindicar com confiança as promessas de Deus, crendo que ele cumpre o que promete.

Jesus prometeu aos discípulos. Vocês vão receber o que pedirem em oração, sob uma condição: Se crerem. Crerem em quê? Em nosso pedido? Significa que obteremos o que quer que peçamos, qualquer coisa, por mais grandiosos que nossos desejos sejam? A resposta é não. Devemos crer em nossa grande fé? Seríamos insensatas se assim agíssemos. Devemos crer em Deus e confiar em sua vontade perfeita.

É importante lembrar que a vontade de Deus jamais divergiria da Palavra. Devemos, sim, orar por aquilo que precisamos, mas se tais necessidades e desejos contrariarem a vontade de Deus, ele não nos atenderá. Nosso Pai amoroso jamais agirá contra a própria natureza ou nos dará aquilo que possa prejudicar o melhor que ele tem para nos. Algumas vezes, algo pode parecer estar perfeitamente dentro da vontade de Deus e devemos orar de todo coração mas é necessário lembrar que só Deus vê o quadro inteiro. Com o tempo, o objeto da oração pode, afinal, não ser o melhor.

Orar não é dizer a Deus o que deve ser feito. Orar é comunicar os desejos de seu coração. É confiar que Deus sabe o que faz e responderá a sua maneira e em seu tempo. Fé é crer que Deus ouve e fará o que é certo.

Fique na Fé.

Publicado da _ A Bíblia da Mulher que Ora. Stormie Omartian


"O Valor do Tempo a Sós Com Deus"







E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. (Mateus 14:23)

Solitude _ tempo a sós _ possui significados diferentes para pessoas diferentes. Algumas têm muito pouco tempo a sós e valorizam os períodos de silêncio, sem ninguém em volta. Outras que vivem sozinhas podem sentir que a solidão é excessiva. Para elas, só significa solitária.

Há exemplos em todo o evangelho do valor que Jesus dava à solitude. Ele ficava o dia todo cercado pelos discípulos, a quem ensinava e treinava, e também pelas multidões de pessoas famintas de seu toque. Embora fosse plenamente Deus, Jesus era também plenamente humano. Para reunir forças para ministrar continuamente, ele precisava fazer da oração uma prioridade. Para lidar com situações dolorosas, Jesus passava tempo a sós com o Pai. E Jesus, ouvindo isso, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, apartado (14:13). Embora Jesus ficasse sozinho muitas vezes, nunca se sentia solitário. Ele sempre passava tempo com Deus.

Nós também nunca temos de ficar sozinhas. Quando não houver ninguém conosco, podemos estar com Deus. Em contrapartida, se Jesus dependia de períodos regulares de afastamento para comunicar-se com Deus, em solitude, quanto mais precisamos tornar prioritários esses momentos de tranquilidade em nossa vida?

Falamos frequentemente de achar tempo para estar a sós com Deus, mas esse tempo valioso muitas vezes acaba perdido em nossas agendas superlotadas. Devemos mudar o foco da tentativa de abrir um espaço para o ato, de abrir um espaço. Ouvi falar de uma mãe que todos os dias fazia uma pausa e colocava o avental na cabeça. Quando os filhos a viam assim, sabiam que era o tempo da mamãe a sós com Deus! Não importa como fazemos, o que importa é que façamos.

Se você acha difícil abrir espaço para a solitude, lembre-se de que seu Pai celestial deseja e espera passar tempo com você. O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para te salvar; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.(Sf 3:17)

Não deixe Deus esperar.

Quer você esteja rodeada por uma família ruidosa quer viva inteiramente isolada, alegre-se em produzir tempo para ficar a sós com Deus. Só nunca precisa significar sozinha quando você tem o Senhor em sua vida!

Fique na Fé

Publicado da _ A Bíblia da Mulher que Ora. Stormie Omartian